Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Projeto: Ensinar e Aprender Tecnologias Sociais Fundação Banco do Brasil e Revista Fórum


Olá, Noemi de Araújo Bauer
Nº de inscrição:3851
Parabéns!

Sua proposta de atividade foi uma das dez selecionadas da região Sul. Agora, é a fase final. A melhor proposta ganha a viagem para Belém (PA) para participar do Fórum Social Mundial 2009.

Queremos, agora, mais detalhes sobre sua proposta. Quanto mais precisas as informações que você fornecer, melhor será a avaliação. Para refrescar a memória, leia o que você respondeu na Certificação:



Pergunta 1: Qual é o melhor caminho para apresentar o conceito
de Tecnologia Social na sua escola ou espaço? Por quê?

Resposta de Noemi de Araújo Bauer: Primeiramente, devemos conceber os alunos como sujeitos do processo de construção da sua própria história com a capacidade e direito de participar ativamente nos projetos e atividades da comunidade onde estão inseridos levando-os a entender o que é trabalhar no coletivo colaborando na definição dos rumos da comunidade, oferecendo-lhes oportunidades para isso. A mobilização para ações de forma organizada é fundamental para o sucesso do aprendizado, por isso, as atividades em grupos é uma excelente estratégia para o envolvimento dos alunos. As atividades desenvolvidas para entender Tecnologias Sociais devem trazer uma série de desafios, como o de mostrar o papel do professor e dos alunos diante da comunidade onde está inserido de maneira que as ações sejam feitas com prazer levando a uma mudança de mentalidade, de modo que além dos conceitos científicos se abordem os conceitos e valores de Tecnologias Sociais, enriquecidos a partir do cotidiano dos alunos para significar os conhecimentos, contemplando a interdisciplinaridade na Escola e a interação com a comunidade. O planejamento prévio deve ser cooperativo, flexível procurando manter o planejado com o que está sendo vivido, devendo agregar ações de sustentabilidade em suas dimensões sociais, culturais, econômicas, políticas e ambientais atuando de maneira comprometida com a vida e com a comunidade. Nas aulas consideramos a dinâmica de grupos, uma forma de trabalho que leva o aluno a respeitar a opinião de outros, desenvolvendo a capacidade crítica e cooperativa. Acreditamos que é também contribuir na promoção da aprendizagem dos alunos e seu desenvolvimento na comunidade, preocupando-se com os problemas sociais e contribuindo assim na resolução dos mesmos de modo que a sensibilização proporcione ações concretas para um mundo de melhor qualidade a partir da comunidade onde a Escola está inserida, formando sujeitos capazes de refletir sobre sua realidade, desenvolvendo uma visão holística.

Pergunta 2: O que você propõe para envolver a comunidade 

escolar e a localidade onde atua no tema da Tecnologia Social?
Resposta de Noemi de Araújo Bauer: O sonho de viver numa comunidade mais solidária e socialmente justa nos motivou a realizar esta proposta, tendo em vista que a educação deve orientar na organização dos alunos a assumirem posturas de cidadãos responsáveis e comprometidos com a comunidade, levando em conta a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. Propomos algumas atividades estão sendo desenvolvidas na disciplina de Ciências, com a 7ª série do Ensino Fundamental juntamente com a Pastoral da Saúde. Escolhemos a Pastoral por que a mesma vem trabalhando com um grupo de voluntárias e senhoras de baixa renda na preparação de medicamentos naturais, complementos alimentares e instruindo na fabricação de sabão com sobras de óleo de cozinha e artesanato com materiais recicláveis, por acharmos que os conte·dos sobre o corpo humano tem afinidade com essas atividade que contemplam tecnologias sociais. No primeiro momento os alunos construiram estratégias de divulgação das ações para a campanha de recolhimento de embalagens vazias de medicamentos, vidros e restos de óleo de cozinha para doar á Pastoral, como: anúncios no som da Escola, na rádio Comunitária, slogans,confecão de panfletos, cartazes e visitas. Organização de uma farmacinha na escola Com medicamentos feitos na Pastoral. Preparação de complementos alimentares como: casca de ovos trituradas (rica em cálcio), folhas secas e moídas de chuchú, batata-doce e de mandioca (ricas em ferro) para enriquecer nutricionalmente a dieta familiar das senhoras participantes. Pesquisa sobre a importância nutricional dos complementos alimentares e após,partilha dos conhecimentos. Promover na Escola o ""Dia do Recicla"" para recolher as embalagens.
                                                                           2ª ETAPA
A partir de sua proposta, responda às seguintes questões:


a)Esclareça como se relaciona o conceito de Tecnologia Social com a proposta elaborada.
   A proposta está relacionada com o conceito de Tecnologias Sociais, pois a mesma está sendo desenvolvida em uma escola pública vinculada com a comunidade, onde os diversos atores sociais se relacionam na busca de alternativas. Procuramos mobilizar os alunos de forma organizada e articulada através de interações desenvolvendo ações que colaboram para a formação de sujeitos capazes de refletir sobre sua realidade e agir para transformá-la, construindo sua própria história como agentes neste mundo, vivenciando sua cidadania atuando ativamente na construção de projetos que estejam relacionados com um mundo de melhor qualidade.
Percebemos que os alunos se sentiram sujeitos desta proposta, começaram a ter mais iniciativas e a desenvolver sua autonomia, pois para a maioria dos alunos é na escola que começa a sua atuação pública, ou seja, que tem os primeiros encontros com as questões sociais e do que é coletivo.

b)Como sua iniciativa foi ou será colocada em prática?   Como educadora procuro criar condições para a aprendizagem, para a participação, propondo ações de intervenção.........
       A nossa proposta está sendo colocada em prática com a turma 72 (7ª série) durante o ano letivo de 2008 e continuará com os mesmos alunos (8ª série) em 2008.
Para viabilizar esta proposta, fomos construindo o caminho descrito: Primeiramente discutimos com os alunos a possibilidade de participarem da proposta comunitária, onde poderiam colaborar em atividades sociais. Para isso foi discutido o que são atividades sociais, buscando ampliação do conhecimento sobre o assunto.  Discutimos algumas sugestões que planejei e as que surgiram por parte dos alunos. Após, visitamos a Pastoral da Saúde e planejamos juntos as atividades a serem desenvolvidas, definindo prioridades e tempo para  por em prática, já descrito na 2ª questão. Procurando envolver os diversos atores como sujeitos deste projeto.
        Na Escola o recolhimento de embalagens está sendo feito diariamente através de um QG montado pelos alunos, onde a cada semana um dos grupos fica responsável. A divulgação está sendo feita através de anúncios no som no turno vespertino e nos demais turnos através de cartazes e visitas nas salas de aula.
        A divulgação na comunidade está sendo feita através de visitas, anúncios na rádio comunitária e folders,frases, cartazes, cartazes e desenhos criados pelos alunos envolvidos.
     As atividades referentes a pesquisa do valor nutricional dos complementos alimentares e palestra pelos alunos às mulheres envolvidas e confecção de trabalhos manuais com materiais recicláveis serão desenvolvidas no início do ano letivo/2009.
            Em termos gerais, foram priorizadas as ações que poderiam ser feitas em pouco tempo.
    Durante todo o tempo em que a proposta está sendo desenvolvida procurei ter um cuidado especial com o registro de muitos momentos, como: filmagens, fotos, folders, produção dos alunos, relatos...

c)Como estudantes e outros atores envolvidos vão se interessar pelo conceito a partir da estratégia adotada? As pessoas que vivem nas proximidades da escola, bem como os pais e familiares podem participar?
      A formação escolar busca a construção do conhecimento a partir da prática e da vivência onde se cria condições para que os alunos construam no cotidiano da escola e da comunidade, nas pequenas ações e relações do dia-a-dia. É uma formação que implica em participação. É um processo de vivências e reflexões que possibilitam os adolescentes a criatividade buscando respostas autônomas para os desafios que a realidade da comunidade precisa a partir da participação. Os alunos se interessaram muito pela proposta porque já vínhamos desenvolvendo outros projetos, onde o envolvimento e a participação foram significativas, pois durante este ano já desenvolvemos uma proposta pedagógica  “Adolescente consciente: cuida da saúde e do meio ambiente”, proposta esta que despertou muito a participação dos alunos. Nesta proposta os alunos já haviam organizado um QG de recebimento de pilhas, onde a cada semana um grupo de alunos recebe os materiais. É esse QG que nesta proposta é usada para recolhimento das embalagens vazias de medicamentos, óleo e materiais recicláveis para fazer artesanato.
      Também os cuidados com o meio ambiente são importantes e o recolhimento de sobras de óleo de cozinha ajuda neste aspecto. O recolhimento contribui para isso, pois muitas pessoas inclusive os pais dos alunos não sabiam como descartá-lo, além disso, o uso do óleo na fabricação de sabão vai agregar trabalho e renda às senhoras envolvidas, os complementos alimentares e os medicamentos naturais envolverão a comunidade em geral do Município. Portanto, alunos, pais, comunidade em geral participarão de várias maneiras como: aprendendo, ensinando, cuidando do ambiente, cuidando da saúde e reciclando.
      Esta experiência nos deu elementos para afirmar que é possível motivar os adolescentes a proporem atividades/ações e participarem ativamente das mesmas de forma organizada, comprometida e solidária envolvendo assim a comunidade em que fazem parte.

d)De que forma sua proposta pode ser reaplicada (reproduzida ou adaptada) por outro professor ou em outra escola? Há algum instrumento (folders, manuais, vídeos, etc.) pronto para esta reaplicação?
    Somos parte de uma história e ela deve continuar: a semente está lançada, os agentes estão na luta, o solo é fértil. Esperamos que outras ações se somem a esta experiência e que a mesma possa ser compartilhada/reaplicada por outros educadores/escolas.
      Para isso temos disponível o projeto inicial, que foi construído com todos os atores envolvidos (alunos, professora e Pastoral da saúde), fotos das atividades desenvolvidas,  filmagens, relatos, folders de divulgação criados pelos alunos que serão reproduzidos.
e)De que forma outros professores são envolvidos na atividade? Outras instituições serão convidadas a participar?    A partir do momento que os alunos se sentiram sujeitos na construção e elaboração do projeto procuramos envolver outros professores da Escola nas atividades de diversas formas como: incentivando os alunos, dando espaço de suas aulas para a organização das tarefas, colaborando nas coletas, apoiando e sugerindo iniciativas.A direção da escola sempre apoiou as novas iniciativas e  nos cedem espaço para o QG e para os anúncios no som
       Essa idéia só está sendo possível com a colaboração de outros colegas e também de outras instituições, como a Cooperativa- COTRIMAIO que contribuirá com recursos financeiros para a confecção de folders.

       Para finalizar, é importante ressaltar que o projeto continuará sendo desenvolvido no ano letivo de 2009 e outras parcerias poderão ser feitas. A duração prevista é até maio de 2009, mas as coletas continuarão sendo feitas pois segundo Heinsten “A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário